Respostas Sociais

ERPI – Lar de Grandes Dependentes

A Santa Casa da Misericórdia na resposta social de ERPI LGD (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - Lar de Grandes Dependentes) possui a capacidade funcional para 26 residentes, sendo as 26 vagas com acordo da segurança social.
1. A ERPI constitui uma Resposta Social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem.
2. A ERPI tem por missão ser uma «casa de família» dos seus residentes, que, necessitam de assistência e apoio, contribuindo para a estabilização, autonomia ou estimulação do envelhecimento ativo e integração social.
3. Além das Obras de Misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, entre outros, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de trabalho e gestão da ERPI os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da corresponsabilidade, da entreajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da tolerância e da informação.
A ERPI LGD assegurara os seguintes serviços:
a) Alojamento (temporário ou permanente);
b) Alimentação adequada às necessidades dos residentes, respeitando as
prescrições médicas;
c) Cuidados de higiene pessoal;
d) Tratamento de roupa;
e) Conforto dos espaços;
f) Atividades de animação sociocultural, lúdico-recreativas e ocupacionais que visem contribuir, para um clima de relacionamento saudável entre os residentes e para a estimulação e manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas;
g) Apoio no desempenho das atividades da vida diária;
h) Administração de fármacos, quando prescritos;
A ERPI LGD pode, ainda, disponibilizar outro tipo de serviços não abrangidos pela mensalidade, e que devem ser pagos mediante a tabela de preços em vigor, sempre que existam custos adicionais inerentes a realização das atividades:
a) Acompanhamento a cuidados de saúde;
b) Aquisição de bens e serviços;
c) Atividades lúdico-recreativas;
d) Fisioterapia;
e) Cuidados de enfermagem;
f) Cuidados de imagem;
g) Transporte;
A ERPI LGD funciona os 7 dias da semana, durante 24h/dia.
Para mais informações contactar a SCMSMA e marcar atendimento com a Assistente Social Drª Susana Martins ou Drª Beatriz Francisco.