Serviços

Pscicologia

O serviço de consultas de Psicologia, abarca não só os residentes dos Lares e frequentadores do Centro de Dia, como também, quando necessário, os próprios funcionários.

É prestado em regime de Prestação de Serviços.

Abaixo excerto de uma entrevista à profissional responsável, cuja intervenção completa poderá consultar no final do texto.

“A intervenção psicológica nos Lares e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Sobral de Monte Agraço tem tido todos estes fatores em conta, sendo habituais as problemáticas que se prendem com alguma dificuldade na aceitação da institucionalização, com dificuldades na relação com outros utentes, com colaboradores ou com a própria Instituição (aceitação de regras e funcionamento), assim como, sintomatologia depressiva associada às várias perdas, como o luto de familiares próximos, o afastamento da casa, a perda da autonomia e da saúde.

As intervenções individuais têm sido destinadas a fornecer apoio emocional, por exemplo, trabalhar no controle emocional, acompanhar processos de luto, promover autonomia e autoestima, ajudar na procura de um sentido para a vida, assim como encontrar estratégias para lidar com a realidade vivida.

Os desafios neste trabalho são constantes, quer ao nível das problemáticas encontradas, quer em termos logísticos, como a gestão do tempo disponível para cada idoso. Aqui, é de imenso valor a articulação estabelecida com as equipas técnicas que estão diariamente com os utentes, para troca de informação e priorização de situações de crise que tenham surgido.

No que se refere ao apoio individualizado é um desafio diário tentar responder a todas as solicitações e ficar com o sentimento de ter conseguido ter um impacto positivo no dia dos utentes.

Acima de tudo, importa promover a ideia de velhice como uma fase, desejável, da vida!
Como todas as fases, com coisas boas e com desafios e dificuldades, mas sempre como uma fase que todos desejam alcançar! Então, trabalhamos para que a vivam da melhor forma possível!”

Leia aqui o artigo na Newsletter.

Maria Virgínia Melícias - Psicóloga desde 1994